Pratlab -Ensino de Ciências

Praticas de Laboratório de Ciências.


    Vídeo "Corpos Celestes"

    Compartilhe
    avatar
    Magna - PCNP
    Admin

    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 19/04/2016
    Idade : 51
    Localização : Presidente Prudente

    Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Magna - PCNP em Sab Maio 21, 2016 6:42 pm

    Boa noite amigos

    Assistam o filme Corpos Celestes, pelo link abaixo. E faça as considerações que acharem pertinentes com foco nas discussões que temos realizado nos nossos encontro.

    https://drive.google.com/file/d/0B1UC3_0sN2xKVjhkX1dyYi1tclU/view?usp=sharing

    bounce

    arlene.flor

    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 22/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por arlene.flor em Dom Maio 22, 2016 10:43 pm

    Olá . Assisti o filme, muito interessante e motivador a historia do cientista e o menino, mas muito confuso o menino qdo adulto professor. umas coisas nada a ver... sei lá acho que preciso assistir novamente.

    Camila da Cruz Santos

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 20/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Camila da Cruz Santos em Seg Maio 23, 2016 2:52 pm

    Boa Tarde a todos  Laughing

    O vídeo relata o quanto um cientista foi motivador a uma criança, os seus ensinamentos despertava cada vez mais o interesse no garoto, o fascino que ele tinha pelo universo e as estrelas. Eu acredito que quando um professor desperta esse mesmo fascino em seus alunos tudo se torna mais fácil e bom de trabalhar, e assim podendo gerar frutos motivados a isso.
    O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

    arlene.flor

    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 22/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por arlene.flor em Seg Maio 23, 2016 8:13 pm

    O que me fez refletir do filme foi o que ele aprendeu ele reproduziu no futuro, um professor que passa o conteúdo longe daquele sonhador que dava boas aulas com exemplos e amarando com a realidade. Muito oportuno fazer do seu gipe um instrumento para o aprendizado. a bebida do seu pai as mulheres tbem se repetiram em sua vida. embora as boas lembranças da musica e da astronomia fazia com que ele ainda tenha esperança.
    Mas o que mais me marcou foi aquela criança querendo saber da atualidade que estava acontecendo no mundo e ser barada por adultos ignorantes, que acreditavam em São Jorge na Lua, mas nao os culpo pois só podemos dar aquilo que temos.

    Camila da Cruz Santos

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 20/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Camila da Cruz Santos em Ter Maio 24, 2016 10:27 am

    Bom dia  bounce

    A forma como ele ensina o menino me chamou muita a atenção, muitas vezes não temos nada que nos ampare em nossas aulas, mas se usarmos nossa criatividade e reaproveitar nossos poucos materiais que temos conseguiremos chamar a atenção de nossos alunos, mesmo que seja uma coisa simples. No vídeo bastou apensas um simples desenho no chão, umas pedras e frutas e seu próprio automóvel para demonstrar o sistema solar, ou seja, ele utilizou apenas o que ele tinha no momento, e assim somos nós em salas de aulas, nada temos, mas podemos adaptar!

    arlene.flor

    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 22/05/2016

    Então Claudia os porquês de um aluno dormir na aula.

    Mensagem por arlene.flor em Ter Maio 24, 2016 11:44 am

    claudia regina minutti escreveu:O início do vídeo é um sonho, aliás nasci em 1969 e até hoje meu avô conta essa noticia da chegada do homem a Lua que ele assistiu em tempo real...Smile e eu adoro ouvi-lo, depoimento meu.

    Voltando ao vídeo...
    Na escola o menino ouve as explicações da professora a respeito do movimento que a Terra realiza o de rotação e translação e a aula é interrompida por avião pilotado por um aventureiro...pesquisador...e outros atributos que recebia da comunidade local.

    O que me chamou atenção em relação ao vídeo foi a curiosidade que a criança tem por si só....

    Na sala de aula ele estava dormindo... Mad  enquanto a professora explicava Idea

    Sua curiosidade o levou a ter contato com os instrumentos de observação como o telescópio descobriu outra forma de compreender...
    Assim a prática, a experiência vivida pelo  "menino" e pelo "americano" o encantou a ponto de o menino se tornar professor de Ciências.

    arlete.flor
    Convidado

    resposta

    Mensagem por arlete.flor em Ter Maio 24, 2016 1:31 pm

    Arlete seu comentário foi bem pertinente e ao final dele você diz sobre São Jorge...
    e o vídeo também mostra o apontar as estrelas nasce verrugas...kkkk
    Isso remete aos conhecimentos prévios em sala de aula...
    o conhecimento popular.... crenças... e folclore...
    que sempre na roda de conversa acontece com frequência.
    Alias nós também quando estudantes do EF tínhamos essas falas e questionamentos a professora de Ciências.
    O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem
    O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

    Pedro Cabreira

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 20/05/2016

    Filme

    Mensagem por Pedro Cabreira em Qua Maio 25, 2016 8:16 am

    Talvez o tema seja mais significativo para mim, pois vivi o momento e as sensações que o filme relata: O Homem na Lua e a Copa do Mundo de 1970.
    É uma trajetória interessante pois mostra a vida de um garoto e as influencias na sua formação. Tudo acontece como resultado de suas experiencias e podemos ver que foi a construção de um futuro com base nas influencias no desenvolvimento de uma personalidade. O Professor seguiu a influencia e teve a chance de crescer e se desenvolver. Faltou porem entender o desfecho.

    Simoneromani

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 21/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Simoneromani em Qui Maio 26, 2016 8:41 pm

    Concordo com as professoras acima, porém, o interesse do menino pelo maluco não o motivou, achando a aula dele mais importante e mais interessante que a da professora?
    A prática é muito importante para despertar o interesse e a curiosidade do aluno, principalmente quando se trata da disciplina ciências que é tão rica de informações utilizadas no cotidiano.
    O filme infelizmente ficou meio sem sentido por ter sido apenas um trecho, mas deixa-nos a mensagem, que apesar de o menino não ter tido apoio familiar nenhum, conseguiu um amigo que lhe favoreceu em suas curiosidades, aguçando-as, dando lhe forças para ir além do que a sociedade da época exigia.
    Ele não desistiu e conseguiu conquistar seus objetivos de forma a ser um pesquisador/professor universitário dando aulas de astronomia. Enfim a sua infância foi fundamental para sua formação e sua força de vontade também o favoreceram ao seu desenvolvimento e conquista dos seus objetivos e sonhos.
    Isso se parece muito com as escolas, pois os alunos muitas vezes não têm apoio familiar  e muitas vezes lutam sozinhos, porém, as escolas de ensino integral atuais, prezam pela interação do aluno com seus interesses, sonhos e projeto de vida idealizados favorecendo e alimentando seu caminhar e suas escolhas de perto, respeitando suas escolhas e buscando sempre orientá-los para que prossigam os estudos e utilizem-no para seu desenvolvimento profissional e financeiro.

    Camila da Cruz Santos

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 20/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Camila da Cruz Santos em Qui Maio 26, 2016 9:06 pm

    Concordo com todos vocês, todos os comentários que eu li foram pertinententes. Só quero comentar sobre mais uma coisa em relação ao amparo familiar, assim como no filme, muitos alunos nao possui o apoio de sua família e isso afeta a motivação e rendimento escolar.

    José Carlos Pena

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 22/05/2016

    Corpos Celestes

    Mensagem por José Carlos Pena em Qui Maio 26, 2016 10:43 pm

    Como as nossas escolas não mudaram em nada. Continuamos da mesma maneira que no seculo passado, em que as aulas eram mais teóricas. A estrutura é a mesma e a falta de recursos é um entrave para o aprendizado.
    O filme traz um bom exemplo do ensino tradicional em que o professor transmite o conhecimento privilegiando a quantidade de informações em detrimento da qualidade do aprendizado. Foi interessante e esta totalmente ligado a intenção do curso a maneira simples com que Rick explicou para o menino os planetas, estrela, lua, toda a noção de espaço usando o que tinha em mãos. Muito inteligente e podemos perceber também a pedagogia da presença. Não podemos esquecer dos grandes avanços tecnológicos (da mesma maneira que o avião chamou a atenção na sala, o celular também é mais prazeroso hoje) e agir de uma maneira construtiva buscando efetivamente multimeios para o desenvolvimento dos nossos alunos.
    avatar
    Magna - PCNP
    Admin

    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 19/04/2016
    Idade : 51
    Localização : Presidente Prudente

    Questionamentos

    Mensagem por Magna - PCNP em Sex Maio 27, 2016 8:00 pm

    Boa noite amigos:


    Fiquei muito contente com a devolutiva de vocês a respeito do filme, peço desculpas por não ter apresentado o filme na íntegra. No entanto, possuo uma cópia do mesmo, caso se alguém se interesse leve o pendrive em nosso próximo encontro. 


    Estou muito satisfeita com participação de todos , as reflexões estão muito interessantes. Mas algumas questões me chamaram atenção e gostaria  de partilhar com vocês:

    • Francisco faltou e algumas aulas  para ir a casa do Americano, no entanto percebe, que ele tirou nota. Como isso foi possível?
    • O menino apresenta alguns tipos de saberes entre eles: saberes do senso comum e saberes teóricos apreendidos na escola. De que forma, estes saberes colaboram para o aprendizado de Francisco?
    • Com base em sua formação didática quais aspectos positivos e/ou negativos podem ser elencados com relação a pratica da professora? 
    • A professora em algum momento fez contextualização na aula de astronomia?
    • Tendo como referência o cotidiano de nossas escolas, os nossos alunos seguem a mesma característica de Francisco?




    Att.


    Abraços

    José Carlos Pena

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 22/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por José Carlos Pena em Dom Maio 29, 2016 10:15 am

    Simoneromani escreveu:Concordo com as professoras acima, porém, o interesse do menino pelo maluco não o motivou, achando a aula dele mais importante e mais interessante que a da professora?
    A prática é muito importante para despertar o interesse e a curiosidade do aluno, principalmente quando se trata da disciplina ciências que é tão rica de informações utilizadas no cotidiano.
    O filme infelizmente ficou meio sem sentido por ter sido apenas um trecho, mas deixa-nos a mensagem, que apesar de o menino não ter tido apoio familiar nenhum, conseguiu um amigo que lhe favoreceu em suas curiosidades, aguçando-as, dando lhe forças para ir além do que a sociedade da época exigia.
    Ele não desistiu e conseguiu conquistar seus objetivos de forma a ser um pesquisador/professor universitário dando aulas de astronomia. Enfim a sua infância foi fundamental para sua formação e sua força de vontade também o favoreceram ao seu desenvolvimento e conquista dos seus objetivos e sonhos.
    Isso se parece muito com as escolas, pois os alunos muitas vezes não têm apoio familiar  e muitas vezes lutam sozinhos, porém, as escolas de ensino integral atuais, prezam pela interação do aluno com seus interesses, sonhos e projeto de vida idealizados favorecendo e alimentando seu caminhar e suas escolhas de perto, respeitando suas escolhas e buscando sempre orientá-los para que prossigam os estudos e utilizem-no para seu desenvolvimento profissional e financeiro.
    É isso Simone, o que falta na vida escolar de muitas pessoas, a presença, o apoio e incentivo. Dificuldades todos tem em seu caminho e muitos desistem no meio dele por enes fatores principalmente o apoio familiar.

    José Carlos Pena

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 22/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por José Carlos Pena em Dom Maio 29, 2016 11:08 am

    Magna - PCNP escreveu:Boa noite amigos:


    Fiquei muito contente com a devolutiva de vocês a respeito do filme, peço desculpas por não ter apresentado o filme na íntegra. No entanto, possuo uma cópia do mesmo, caso se alguém se interesse leve o pendrive em nosso próximo encontro. 


    Estou muito satisfeita com participação de todos , as reflexões estão muito interessantes. Mas algumas questões me chamaram atenção e gostaria  de partilhar com vocês:

    • Francisco faltou e algumas aulas  para ir a casa do Americano, no entanto percebe, que ele tirou nota. Como isso foi possível?
    • O menino apresenta alguns tipos de saberes entre eles: saberes do senso comum e saberes teóricos apreendidos na escola. De que forma, estes saberes colaboram para o aprendizado de Francisco?
    • Com base em sua formação didática quais aspectos positivos e/ou negativos podem ser elencados com relação a pratica da professora? 
    • A professora em algum momento fez contextualização na aula de astronomia?
    • Tendo como referência o cotidiano de nossas escolas, os nossos alunos seguem a mesma característica de Francisco?




    Att.


    Abraços
    Percebe-se no filme que havia o interesse de Francisco pela astronomia e de tudo que estava acontecendo no momento (Homem na Lua). O maluco apenas trouxe algo palpável e significativo, construindo junto com Francisco o conhecimento, este necessário para tirar a nota. 
    As habilidades são comutativas com o passar do tempo e necessárias para aquisição de novos conhecimentos escolares.
    Positivo; - gestão em sala - busca envolver os alunos em acontecimentos atuais (contextualiza). Negativo; Pelo que vi no filme não compreende as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Aquela régua iria na cabeça de alguém. O método de ensino na época não prestigiava a construção do conhecimento e sim o acumulo de saberes (decoreba).
    Nos dias atuais, o avanço tecnológico trouxe a tona outros interesses mas a curiosidade, a procura de novos saberes e conquistas permanece por muitos de nossos alunos.

    Amadís Mattos2
    Convidado

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Amadís Mattos2 em Dom Maio 29, 2016 4:48 pm

    Very Happy Olá pessoal, então acabo de assistir o filme e o que me chamou a atenção foi a aula que o americano estava conduzindo ao garoto , achei bacana a maneira no qual ele usou os objetos para representar o Sol e os planetas , apesar de não concordar com o fato do Sol ( carro- a Rural Iris) não estar no centro e sim , em cima das orbitas planetárias!
    Vê-se que a professora fica focada na memorização dos conceitos enquanto o garoto parte para aquilo que lhe chama mais a atenção , que é a astronomia.
    A questão é que , ainda hoje , temos professores preocupados com a memorização de conteúdos e conceitos e é neste momento que "perdemos" os alunos e seus interesses..... Muitas vezes me deparo com a seguinte fala dos alunos em sala de aula: "é pra decorar isso?"
    Quanto mais instigar a curiosidade dos alunos, mais motivados os teremos em sala de aula A curiosidade é o motor da vontade de conhecer.
    Abraço à todos .
    Amadís

    Fredy_Gus

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Influências

    Mensagem por Fredy_Gus em Dom Maio 29, 2016 4:55 pm

    Achei interessante perceber as influências que o filme aborda.

    A influência da tecnologia na vida das pessoas, como: da televisão em momentos chave da história, o uso da luneta como instrumento de observação e apoio ao desenvolvimento do tema astronomia, o uso do avião na aeronáutica e na produção agrícola, o ferro de passar ligado no soquete da lâmpada, enfim, perceber as relações entre as pessoas e a tecnologia, bem como contextualizar para o presente mostra como ela (a tecnologia) constitui-se como caráter de mudança, independente desta ser positiva ou negativa.

    A influência das pessoas fica clara em diversos momentos: a relação do menino com a professora, com a mãe, com o Rick, com o pai, com o irmão. A influência positiva de Rick na vida do Chiquinho foi o que contribuiu para a superação das influências negativas que o permeavam. Mesmo negativas, foram importantes ao seu modo.

    Amadís Mattos

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 27/05/2016

    Resposta no meu login

    Mensagem por Amadís Mattos em Dom Maio 29, 2016 4:58 pm

    Magna - PCNP escreveu:Boa noite amigos

    Assistam o filme Corpos Celestes, pelo link abaixo. E faça as considerações que acharem pertinentes com foco nas discussões que temos realizado nos nossos encontro.

    https://drive.google.com/file/d/0B1UC3_0sN2xKVjhkX1dyYi1tclU/view?usp=sharing

    bounce

    Very Happy Olá pessoal, então acabo de assistir o filme e o que me chamou a atenção foi a aula que o americano estava conduzindo ao garoto , achei bacana a maneira no qual ele usou os objetos para representar o Sol e os planetas , apesar de não concordar com o fato do Sol ( carro- a Rural Iris) não estar no centro e sim , em cima das orbitas planetárias!
    Vê-se que a professora fica focada na memorização dos conceitos enquanto o garoto parte para aquilo que lhe chama mais a atenção , que é a astronomia.
    A questão é que , ainda hoje , temos professores preocupados com a memorização de conteúdos e conceitos e é neste momento que "perdemos" os alunos e seus interesses..... Muitas vezes me deparo com a seguinte fala dos alunos em sala de aula: "é pra decorar isso?"
    Quanto mais instigar a curiosidade dos alunos, mais motivados os teremos em sala de aula A curiosidade é o motor da vontade de conhecer.
    Abraço à todos .
    Amadís

    Fredy_Gus

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Fredy_Gus em Dom Maio 29, 2016 5:06 pm

    José Carlos Pena escreveu:Como as nossas escolas não mudaram em nada. Continuamos da mesma maneira que no seculo passado, em que as aulas eram mais teóricas. A estrutura é a mesma e a falta de recursos é um entrave para o aprendizado.
    O filme traz um bom exemplo do ensino tradicional em que o professor transmite o conhecimento privilegiando a quantidade de informações em detrimento da qualidade do aprendizado. Foi interessante e esta totalmente ligado a intenção do curso a maneira simples com que Rick explicou para o menino os planetas, estrela, lua, toda a noção de espaço usando o que tinha em mãos. Muito inteligente e podemos perceber também a pedagogia da presença. Não podemos esquecer dos grandes avanços tecnológicos (da mesma maneira que o avião chamou a atenção na sala, o celular também é mais prazeroso hoje) e agir de uma maneira construtiva buscando efetivamente multimeios para o desenvolvimento dos nossos alunos.

    Realmente José, mas se percebermos até mesmo o Chiquinho quando adulto, apesar do apoio tecnológico continua com a aula expositiva. Até mais fácil pra dormir com aquelas poltronas macias Very Happy . Todavia lançar mão de diversos instrumentos é a chave para que nossas alunos não durmam em nossas aulas, mas não garantia, Laughing

    Fredy_Gus

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Materiais diversificados

    Mensagem por Fredy_Gus em Dom Maio 29, 2016 5:09 pm

    claudia regina minutti escreveu:
    Camila da Cruz Santos escreveu:Bom dia  bounce

    A forma como ele ensina o menino me chamou muita a atenção, muitas vezes não temos nada que nos ampare em nossas aulas, mas se usarmos nossa criatividade e reaproveitar nossos poucos materiais que temos conseguiremos chamar a atenção de nossos alunos, mesmo que seja uma coisa simples. No vídeo bastou apensas um simples desenho no chão, umas pedras e frutas e seu próprio automóvel para demonstrar o sistema solar, ou seja, ele utilizou apenas o que ele tinha no momento, e assim somos nós em salas de aulas, nada temos, mas podemos adaptar!

    cheers

    Sim Camila a realidade de nossas escolas não favorece ao aprendizado pois os laboratórios tem "N" problemas que dificultam seu uso.
    Mas enfim quando você diz adaptar eu tenho conseguido acessando sites na sala de informática com uso de imagens e videos.
    Também algumas editoras nos fornecem CDrom que tem me auxiliado muito nas aulas. È preciso pedir as editoras esse material.

    Realmente Claudia, agora com a escolha do PNLD 2017, as edito as estão fornecido diversos recursos online, e até mesmo, aplicativos para celular. Cabe a nós fazermos o "garimpo" e a divulgação destes materiais! Laughing

    Amadís Mattos

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 27/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Amadís Mattos em Dom Maio 29, 2016 5:24 pm

    Camila da Cruz Santos escreveu:Bom dia  bounce

    A forma como ele ensina o menino me chamou muita a atenção, muitas vezes não temos nada que nos ampare em nossas aulas, mas se usarmos nossa criatividade e reaproveitar nossos poucos materiais que temos conseguiremos chamar a atenção de nossos alunos, mesmo que seja uma coisa simples. No vídeo bastou apensas um simples desenho no chão, umas pedras e frutas e seu próprio automóvel para demonstrar o sistema solar, ou seja, ele utilizou apenas o que ele tinha no momento, e assim somos nós em salas de aulas, nada temos, mas podemos adaptar!

    É verdade Camila, com meus alunos do Mirella, montamos o sistema planetário com balões e jornais picados! Atividade prazerosa que envolveu todos os alunos. O diferencial está na criatividade e importância que o professor dá.

    robertoc.villareal

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 25/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por robertoc.villareal em Dom Maio 29, 2016 5:26 pm

    Assisti ao vídeo corpos celestes, e gostei muito, principalmente do Chiquinho, apesar de ser um menino muito sonhador e se tornou um consagrado professor ( pelo menos e o que entendi no vídeo)

    Amadís Mattos

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 27/05/2016

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Amadís Mattos em Dom Maio 29, 2016 5:31 pm

    Pedro Cabreira escreveu:Talvez o tema seja mais significativo para mim, pois vivi o momento e as sensações que o filme relata: O Homem na Lua e a Copa do Mundo de 1970.
    É uma trajetória interessante pois mostra a vida de um garoto e as influencias na sua formação. Tudo acontece como resultado de suas experiencias e podemos ver que foi a construção de um futuro com base nas influencias no desenvolvimento de uma personalidade. O Professor seguiu a influencia  e teve a chance de crescer e se desenvolver. Faltou porem entender o desfecho.



    Realmente professor, quando motivados o indivíduo é capaz de se superar, como ocorreu no filme que mostra o progresso da criança que sai de uma vida de conhecimento cientifico simples e quando adulto passa a contribuir com a reconstrução/ ressignificação do conhecimento cientifico!

    Conteúdo patrocinado

    Re: Vídeo "Corpos Celestes"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Jun 27, 2017 5:53 pm