Pratlab -Ensino de Ciências

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pratlab -Ensino de Ciências

Praticas de Laboratório de Ciências.


3 participantes

    Problematização

    Magna - PCNP
    Magna - PCNP
    Admin


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 19/04/2016
    Idade : 58
    Localização : Presidente Prudente

    Problematização Empty Problematização

    Mensagem por Magna - PCNP Qua Jun 15, 2016 10:38 am

    Olá pessoal, este tópico foi criado para que vocês possam trocar ideias de problematizações relacionados ao nosso ultimo encontro. bounce cyclops
    avatar
    Fredy_Gus


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 19/05/2016

    Problematização Empty Re: Problematização

    Mensagem por Fredy_Gus Seg Jun 27, 2016 12:03 pm

    olá, conforme solicitado em nosso grupo (composto pela Amadís, Roberto Carlos, Renatinha e eu) tivemos as seguintes problematizações:

    experiência relacionada ao tato
    - O coronel Genésio estava em missão para recolher um código inimigo para desativar um vírus muito perigoso. Quando chegou a base inimiga, ela foi atingida por uma bomba e o gerador foi danificado deixando tudo no escuro.
    1- como o Coronel Genésio poderia enxerga o código o escuro?
    2 - a partir dos itens analisados, qual o código procurado/ (possíveis folhas com números para o tato)

    experiência relacionada ao sistema nervoso
    -Marcos e Gabriele acampavam na beira de um rio. Gabriele, enquanto pescava, escorregou nas pedras do rio machucando seu braço.
    1 - como seria possível aferir uma possível perda de sensibilidade no braço de Gabriele?
    2 - com os materiais oferecidos, como construir uma ferramenta que pudesse auxiliar neste sentido?

    experiência relacionada a óptica
    - Vicente foi chamado para atender uma ocorrência de batida entre um carro e uma moto. Ao chegar lá o motoqueiro já foi afirmando: "ele quis bater em mim de propósito?", já o motorista do carro logo afirmou: "não pude fazer nada, estava coçando um olho, quando fui coçar o outro a moto estava bem na minha direção!"
    1- é possível que o motorista esteja certo?
    2 - realize a ação que o motorista diz ter realizado. Explique se o argumento do motorista é válido ou não.
    Magna - PCNP
    Magna - PCNP
    Admin


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 19/04/2016
    Idade : 58
    Localização : Presidente Prudente

    Problematização Empty Re: Problematização

    Mensagem por Magna - PCNP Ter Jun 28, 2016 11:02 am

    Fredy_Gus escreveu:olá, conforme solicitado em nosso grupo (composto pela Amadís, Roberto Carlos, Renatinha e eu) tivemos as seguintes problematizações:

    experiência relacionada ao tato
    - O coronel Genésio estava em missão para recolher um código inimigo para desativar um vírus muito perigoso. Quando chegou a base inimiga, ela foi atingida por uma bomba e o gerador foi danificado deixando tudo no escuro.
       1- como o Coronel Genésio poderia enxerga o código o escuro?
       2 - a partir dos itens analisados, qual o código procurado/ (possíveis folhas com números para o tato)

    experiência relacionada ao sistema nervoso
    -Marcos e Gabriele acampavam na beira de um rio. Gabriele, enquanto pescava, escorregou nas pedras do rio machucando seu braço.
        1 - como seria possível aferir uma possível perda de sensibilidade no braço de Gabriele?
        2 - com os materiais oferecidos, como construir uma ferramenta que pudesse auxiliar neste sentido?

    experiência relacionada a óptica
    - Vicente foi chamado para atender uma ocorrência de batida entre um carro e uma moto. Ao chegar lá o motoqueiro já foi afirmando: "ele quis bater em mim de propósito?", já o motorista do carro logo afirmou: "não pude fazer nada, estava coçando um olho, quando fui coçar o outro a moto estava bem na minha direção!"
       1- é possível que o motorista esteja certo?
       2 - realize a ação que o motorista diz ter realizado. Explique se o argumento do motorista é válido ou não.bom dia Fred
    Bom dia Fredy
    Muito obrigada cheers bom
    Elisabete
    Elisabete


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 22/05/2016
    Idade : 56
    Localização : Presidente Prudente

    Problematização Empty Problematização

    Mensagem por Elisabete Qua Jun 29, 2016 5:03 pm

    Magna - PCNP escreveu:
    Fredy_Gus escreveu:olá, conforme solicitado em nosso grupo (composto pela Amadís, Roberto Carlos, Renatinha e eu) tivemos as seguintes problematizações:

    experiência relacionada ao tato
    - O coronel Genésio estava em missão para recolher um código inimigo para desativar um vírus muito perigoso. Quando chegou a base inimiga, ela foi atingida por uma bomba e o gerador foi danificado deixando tudo no escuro.
       1- como o Coronel Genésio poderia enxerga o código o escuro?
       2 - a partir dos itens analisados, qual o código procurado/ (possíveis folhas com números para o tato)

    experiência relacionada ao sistema nervoso
    -Marcos e Gabriele acampavam na beira de um rio. Gabriele, enquanto pescava, escorregou nas pedras do rio machucando seu braço.
        1 - como seria possível aferir uma possível perda de sensibilidade no braço de Gabriele?
        2 - com os materiais oferecidos, como construir uma ferramenta que pudesse auxiliar neste sentido?

    experiência relacionada a óptica
    - Vicente foi chamado para atender uma ocorrência de batida entre um carro e uma moto. Ao chegar lá o motoqueiro já foi afirmando: "ele quis bater em mim de propósito?", já o motorista do carro logo afirmou: "não pude fazer nada, estava coçando um olho, quando fui coçar o outro a moto estava bem na minha direção!"
       1- é possível que o motorista esteja certo?
       2 - realize a ação que o motorista diz ter realizado. Explique se o argumento do motorista é válido ou não.bom dia Fred
    Bom dia Fredy
    Muito obrigada cheers bom

    Gostei muito da forma como você contextualiza a problematização. Assim fica mais fácil atrair os alunos para a observação, reflexão e experimentação, estimulando-os a formularem suas próprias hipóteses e tirarem suas conclusões.
    Bjus.

    Conteúdo patrocinado


    Problematização Empty Re: Problematização

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 9:43 am